segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Bibliografia Anotada


Este post tem como objectivo responder à 1ª Catividade proposta na UC Processos Pedagógicos em E-Learning do Mestrado em Pedagogia do E-Learning 06, ministrado pela Universidade Aberta, sob a orientação do Prof. José Mota

A pesquisa decorreu recorrendo ao Google e Google Académico, privilegiando a informação em língua inglesa, os documentos em PDF e usando como palavras-chave e-learning; pedagogy; andragogy. Dos resultados obtidos que respeitavam os critérios estabelecidos e se enquadravam no âmbito da UC, selecionaram-se os que se encontram abaixo:

NOTAS
a.    O autor não aderiu neste post ao Novo Acordo Ortográfico;

b.    Em algumas situações foram mantidas as expressões em inglês, dado o seu melhor enquadramento no texto, evitando assim que perdesse conteúdo na tradução.

1º.    Artigo
Hathaway, T., Muse, E., Althoff, T., (2007). Report on pedagogical practices and methods in e-learning. School of Education, University of Wales, Bangor (49). Retrieved from
http://www.engagingdiversity.co.uk/files/reports/2-E-learningReport_v3.pdf

consultado em 18NOV2012, 16H45
Trata-se de um relatório com o objectivo de (…)to investigate current research into existing pedagogical practices and methods in e-learning environment, to consider leading trends in e-learning, and to examine current technical developments that are shaping future e-learning.(…).  Foca-se essencialmente em 4 vectores: Theories of Learning; E-Learning; Learning Communities; Learning in the multimedia environment.
No decurso da leitura, encontra-se uma abordagem com algum detalhe, seguindo uma estrutura lógica, de compreensão acessível, não teorizando em demasia.
Foca os aspectos fundamentais dos processos de ensino-aprendizagem em ambiente on-line, recorrendo a alguns esquemas perfeitamente elucidativos das abordagens que estão a ser efectuadas.
Por se tratar de um relatório, o trabalho desenvolvido segue ainda um raciocínio factual, que resulta numa conclusão que sintetiza os trabalhos e realça, no entendimento dos autores, os 2 paradigmas que à data dominavam o e-learningcourses based around digital content and moderated learning communities.”, decorrendo ainda segundo os autores das teorias behavioristas de aprendizagem, a que acresce a “força dominante” dos Learning Management Systems (LMS). Por outro lado, a referência às ferramentas Web 2. acontece também, com destaque para o uso dos blogues, entendidos como novas comunidades de prática.

2º.    Artigo

Blondy, L., (2007) Evaluation and Application of Andragogical Assumptions to the Adult Online Learning Environment, Journal of Interactive Online Learning, Volume 6, number 2, (14), 116-130 Retrieved from http://www.ncolr.org/jiol/issues/pdf/6.2.3.pdf
Consultado em 17NOV2012, 23H30
Artigo publicado no nº 2 do Volume 6 do Journal of Interactive Online Learning (www.ncolr.org/jiol) sobre a utilidade e aplicação de uma aproximação andragógica no ensino de adultos.
O trabalho começa por referir que embora objecto de críticas, a visão andragógica por sobreposição à pedagogia pela falta de provas empíricas que a sustentem, no ensino de adultos deve ser encarada, com particular atenção quando este decorre online, pois permitirá um ponto de partida para os educadores basearem as suas “instructional approach” (do Abstract).
O artigo aborda, sempre coerente com a visão do “adult Learner” 5 vectores (assumptions), Assumption One: Adult Learner’s are Self-Directed; Assumption Two: Adults Bring Experience with Them to the Learning Environment; Assumption Three: Adults Enter the Learning Environment Ready to Learn; Assumption Four: Adult Learners are Problem Oriented; Assumption Five: Adults are Motivated to Learn by Internal Factors., sendo que cada um deles é trabalhado sempre de duas formas: Aplicação e Desafios.
Recorrendo amiúde aos trabalhos de Malcom Knowles, conhecido por ter iniciado a visão andragógica do processo de ensino aprendizagem de adultos, o artigo resulta num estudo interessante desta nova (?) perspectiva, em contraponto às abordagens pedagógicas.