segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Personal Learning Environments


Este post tem como objectivo responder à 2ª Actividade proposta na UC Processos Pedagógicos em E-Learning do Mestrado em Pedagogia do E-Learning 06, ministrado pela Universidade Aberta, sob a orientação do Prof. José Mota
A pesquisa decorreu recorrendo ao Google e Google Académico, Scribd e SlideShare privilegiando a informação em língua inglesa, os documentos em PDF e usando como palavras-chave PLE; Personal Learning Environment, Personal Learning Network. Dos resultados obtidos que respeitavam os critérios estabelecidos e se enquadravam no âmbito da UC, selecionaram-se os que se encontram abaixo:
Importa contudo acrescentar que, logo no início, ao explorar as sugestões de apoio, na entrevista a Jordi Ardell, (disponibilizada no fim deste post) foi introduzido um conceito que nos despertou e desviou a atenção. Se bem que as (Personal Learning Network) PLN façam parte integrante dos PLE’s, como bem elucida Jordi Ardell, a forma como as primeiras se articulam aguçou-nos a curiosidade.


Assim, apresentam-se 3 bibliografias anotadas, 1 sobre PLE e 2 sobre PLN.

NOTAS
     a.   O autor não aderiu neste post ao Novo Acordo Ortográfico; 
   b.  Em algumas situações foram mantidas as expressões em inglês, dado o seu melhor enquadramento no texto, evitando assim que perdessem conteúdo na tradução.


1ª Referência

Ebner, M., Schön, S., Taraghi, B., Drachsler, H. (2011) First steps towards an integration of a Personal Environment at university level, ICT 2011, CCIS 177, pp. 22–36

Artigo preparado para apresentação na “International Conference ITC in Teaching and Learning (15th HK Symposium, 11-13 Julho 2011 Honk Kong) ” (http://ict2011.com/pages/), disponível também em (http://elearningblog.tugraz.at/archives/4589) cujo PDF é complementado por um trabalho em Power Point que suportou a apresentação pública do artigo (http://elearningblog.tugraz.at/archives/4586 ou http://www.slideshare.net/mebner/first-steps-towards-an-integration-of-a-personal-learning-environment-at-university-level)
O trabalho começa por considerar que o processo de ensino-aprendizagem “personalizado” irá melhor ao encontro das necessidades dos alunos de forma mais eficiente, encontra na Web 2.0 as razões para garantir uma mudança no futuro da educação, defendendo que os estudantes do amanhã (hoje) terão que lidar regularmente com a partilha e fusão de conteúdos de diferentes fontes.
O artigo define, de forma simples mas eficaz, o desenvolvimento e o conceito dos PLE’s e como esse mesmo conceito se pode constituir como um desafio na educação universitária. Aborda ainda no campo dos desafios, como estes se apresentam aos alunos.
É ainda feita uma referência a alguns aspectos tecnológicos, com destaque para os widgets, apresentado um caso (TU Graz).
Na sequência da declaração de intenções, são trabalhados e propostos alguns protótipos de widgets para instituições universitárias.
Em conclusão, se bem que não aborde os PLE’s na sua génese ou conceptualização, mas sim  com uma visão de uso e aproveitamento em campo específico, é neste aspecto prático que, no meu entender, reside o interesse do mesmo.

2ª Referência



O documento referencia a Regent University, Virginia Beach, nos Estados Unidos, estabelecimento de ensino superior de inspiração cristã, o que lhe garante credibilidade, embora o mesmo não refira quais os autores ou data da sua elaboração.
A forma simples, um pouco genérica mas criativa, usando link’s para outras referências, em diferentes suportes, aborda a temática das PLN’s com o garante de que os conceitos básicos são facilmente assimilados, permitindo assim que abordagens mais elaboradas em outras leituras possam ser trabalhadas de forma mais confortável.
Acresce-me realçar o uso de um processo de 5 passos, sistematiza a visão da forma como a adopção de um PLE deve evoluir.
Em suma, simples, objectivo, criativo, esclarecedor traduzindo-se, na nossa opinião de uma aproximação a um PLE.  

3ª Referência

Rajagopal, K., Brinke, D., Bruggen, J.,Sloep, P. (2012) Understanding personal learning networks: Their structure, content and the networking skills needed to optimally use them. First Monday, Volume 17, Number 1 - 2 January

O estabelecimento de redes é uma competência chave no desenvolvimento das carreiras, suportando o crescimento da aprendizagem individual. A forma como essas conexões são estabelecidas com o propósito de promover a aprendizagem é o objectivo deste artigo.
Embora não enquadrado directamente nos ambientes online de ensino-aprendizagem, mas com enfoque nos relacionamentos profissionais e sua derivação para relacionamentos aprendentes, o documento restabelece algumas linhas de orientação sobre como tal pode suceder.
Considerando o aluno como o “orquestrador” da sua rede de aprendizagem pessoal, aborda os factores que influenciam escolhas no construir, manter e activar as referidas redes.
É também interessante a forma como é explanada a “atitude em rede” de um “aprendente” (learner=aprendiz), e apresentado o “Modelo de rede pessoal de aprendizagem”.
Se bem que fora da temática proposta, (PLE) e do desvio consciente que foi feito no desenvolvimento do trabalho (PLN) a forma como o artigo aborda o que sustenta, na perspectiva dos autores, o estabelecimento das Personal Leraning Networks, pareceu-nos interessante suficiente para que se constituísse como um acréscimo, com mais-valia, para o estudo da temática.







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